Prefeitura realiza Audiência Pública para prestação de contas

Posted by : Jander Freire | 28 de fevereiro de 2010 | Published in

Será realizada, nesta segunda-feira, 01/03/2010, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência para apresentação do relatório de gestão de todas as secretarias municipais, referente ao ano de 2009 e apresentação do planejamento para o ano de 2010. A reunião está marcada para ás 09:00h no plenário da Câmara.

Fonte: Secretaria de Turismo e Comunicação - Assessoria de Imprensa 

NOTA DO BLOG: Na verdade a Prefeitura está fazendo cumprir parte do ordenamento legal, constante dos arts. 48 e 49 da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Bom seria vermos o total cumprimento do diploma legal, no que concerne à transparência da gestão pública.

Etinho recebe novo coração

Posted by : Jander Freire | | Published in

Uma boa notícia para um filho de Upanema. Acabou agora há pouco a cirurgia que colocou um novo coração no peito do nosso amigo Manoel Élito Freire (Etinho). Ele e sua família passavam por momentos difíceis na cidade de Fortaleza, aguardando um doador. Hoje, ás 09:00 Etinho entrou na sala de cirurgia e agora, ás 15:00h acabou com sucesso o transplante. Conversamos com nossa amiga e esposa, Rivanda Bezerra, que acompanhou todo o processo. Rivanda mostrou-se muito emocionada e ao mesmo tempo alegre, pois mais uma batalha foi vencida. Segundo Rivanda, o próximo passo será aguardar para que não haja complicações pós-cirurgia e rejeição ao novo órgão. Rivanda agradeceu e reforçou o pedido de orações da população upanemense em favor do nosso conterrâneo. Estamos orando.

Fonte: Blog do Anax

NOTA DO BLOG: Mas que notícia maravilhosa e que nos deixa extremamente feliz! Graças a Deus Etinho conseguiu vencer mais essa batalha. Deixamos aqui a certeza de que vamos continuar orando para que corra tudo bem de agora em diante, no pós-operatório.
Parabéns a Rivanda pela luta incansável! Enfim, parabéns para toda a família!

Tem novidade no blog

Posted by : Jander Freire | | Published in

A partir desta semana estaremos selecionando e publicando o melhor comentário enviado pelos internautas para o nosso blog. Obviamente só concorrerão os comentários cujo autores se identificarem.

A publicação será feita sempre aos domingos, em forma de postagem no blog.

Aproveitem!

Um exemplo...

Posted by : Jander Freire | | Published in

Fiquei sabendo que em Apodi um delegado foi demitido porque cumpriu uma determinação judicial que mandava prender o irmão de um vereador. De acordo com as informações, o vereador apoia Lauro Maia que imediatamente mandou exonerar o delegado.

NOTA DO BLOG: Vejo que ele já arregaçou as mangas e começou a "trabalhar"...

Política é um caso sério mesmo...

Posted by : Jander Freire | 27 de fevereiro de 2010 | Published in

Foram mais de 60 os prefeitos que foram a Santa Cruz, rezar e cantar parabéns pelo vice-governadorável, Iberê Ferreira de Souza, que está completando 66 anos.

O discurso mais forte politicamente foi o do deputado-líder Henrique Alves, que levou para a igreja uma foto antiga de Iberê, dos tempos em que ele tinha cabelos...e era do então MDB, aliado de Henrique.
O deputado lembrou o pai, Aluízio Alves, dando a entender que, se vivo fosse, estaria ali... “Que o PMDB de Aluízio Alves se prepare. Os prefeitos do PMDB estão com você”. Disse Henrique, garantindo a Iberê que, dos 37 prefeitos do partido, 25 estarão com ele.
Do blog de Thaisa Galvão

NOTA DO BLOG: Rapaz, ninguem se adimire de nada que ver nesses meses, até a eleição! O que vai ter de baú revirado, de caba puxando pela memória pra lembrar dos antigamentes...hum!
Esse cidadão ai, essse que está segurando essa foto, toda vez que vem aqui em Upanema conta a mesma história, a mesminha, sem mudar nada...é brincadeira.
E parece que ele vai vir de novo esse ano...quem aposta que ele contará a velha história novamente?

Twitter publica mais de 50 milhões de mensagens por dia

Posted by : Jander Freire | | Published in

A equipe do Twitter informou nesta segunda-feira (22) no blog da empresa alguns dados do serviço do microblog, entre eles o número de tuítes: são 50 milhões por dia, ou seja, 600 tuítes por segundo. Em 2007, a média era de apenas 5 mil tuítes por dia.

O Twitter afirma ainda que tuítes considerados spam não entram nesse número.

Com informações do portal IG.

NOTA DO BLOG: Sem dúvida nenhuma o maior "twitteiro" de Upanema é o professor Xavier Gondim. O homem "twitta" sobre tudo, o dia todo. Aproveite para nos acompanhar também no Twitter. Acesse http://twitter.com/janderfreire

Henrique quer convencer prefeitos do PMDB a votar em Iberê

Posted by : Jander Freire | | Published in

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Alves, está agendando uma conversa com uma parte dos prefeitos da legenda com o vice-governador, e pré-candidato ao governo do estado, Iberê (PSB).

Henrique pretende debater, particularmente, em pelo menos 30 municípios administrados por peemedebistas no estado.

Outros dez prefeitos da legenda já teriam fechado questão em torno da pré-candidata democrata, Rosalba Ciarlini.
Com informações do blog do Robson Pires
NOTA DO BLOG: Vixe! Quando ele chegar aqui em Upanema e fizer essa proposta, qual será a resposta que ele terá?

Professores aprovam greve

Posted by : Jander Freire | | Published in

A assembléia teve início pro volta das 19h30min com uma apresentação do poeta e cordelista mossoroense Antonio Francisco.

Logo depois o assessor jurídico do SINDSERPUP, Alberto, fez uma ampla explanação sobre a constitucionalidade e, portanto legalidade do direito de greve.

Em seguida foi à vez do assessor sindical, Deassis. Ele resumiu a luta pela implantação do PISO até o momento. Deassis disse ainda que o sindicato vai tomar as medidas cabíveis contra o jornal de Mossoró que utilizou o nome do SINDSERPUP em uma matéria sem o consentimento.

Rosemary Sobral, diretora do sindicato, disse que com a greve deflagrada os professores vão tomar todas as medidas necessárias para fortalecer o movimento como reuniões, aviso aos pais, participação na rádio, etc. 

O professor Dário Alessandro usou da palavra e disse que lutar pelo PISO chega a ser vergonhoso diante do salário de outras categorias. Mas dessa vez a categoria está forte e unida porque queremos apenas nosso direito.

O encerramento da assembléia se deu por volta das 21h15min quando a categoria aprovou por unanimidade o indicativo de greve a começar na próxima quarta-feira (03/03).
Fonte: Upanema News

NOTA DO BLOG: Sinceramente eu não sei a fundo os motivos da parada, mas o certo é que, mais uma vez, cria-se um desgaste desnecessário ante a administração municipal.

Na coluna de Cláudio Humberto

Posted by : Jander Freire | 25 de fevereiro de 2010 | Published in

"Foliaduto" continua sem culpados
Quatro anos depois, nenhum culpado. O escândalo potiguar do Foliaduto fez aniversário na quarta-feira de cinzas.

Era carnaval de 2006 quando o estado receberia shows de artistas consagrados. Mais de R$ 2 milhões foram pagos. Mas não houve apresentações.

Segundo o Ministério Público, o então chefe de gabinete civil , Carlos Faria, irmão da governadora Wilma Faria (PT), teria autorizado as despesas.

NOTA DO BLOG: Com a passagem do CNJ pelo RN, tem gente de cabelo em pé... e olhos arregalados!

É dificil defender...

Posted by : Jander Freire | 24 de fevereiro de 2010 | Published in

Dando uma "interneteada", como diz Xavier, eu vi no blog de Edgar um texto em que o mesmo discorre sobre as ações do governo Wilma, especificamente aqui em Upanema.

Li e não concordei. Mas eu explico...

Ora, pra começar, a bandeira maior dos que defendem o governo da "professora" é justamente a construção do colégio Calazans Freire. Realmente é uma obra considerável, de porte alto, que tem potencial para mudar destinos, obviamente, para quem prioriza os estudos.

Só que essa suposta "maior obra", na verdade, é uma grande MENTIRA! Sim, mentira. Uma farça. Mas porque? Você deve se perguntar.

Eu respondo: é que essa obra só foi possível graças ao Projeto Alvorada, do governo federal. Ai você pode argumentar e dizer: sim, mas Wilma foi atrás e conseguiu esse recurso para Upanema. NEGATIVO!

Quem conseguiu os recursos para que essa escola fosse reformada foi o ex-governador Fernando Freire, na sua curta passagem pelo governo. Durante a primeira gestão de Wilma a obra ficou paralisada por mais de três anos. Só foi retomada bem próximo das eleições de 2006.

Portanto, um pouco de refresco para a memória é essencial.

"Os meios de comunicação fizeram de cada eleitor um crítico e analista do momento político"

Posted by : Jander Freire | | Published in

Essa frase é do jornalista Antonio Bezerra, em seu blog.

Eu concordo plenamente, e digo mais, a classe política terá aprender uma nova lição: de que já não lidam mais com currais eleitorais. A informação está chegando, isso porque as pessoas estão procurando.

Como Antonio disse, hoje em dia qualquer cidadão tem acesso a uma enormidade de informações, o que o faz mais consciente da realidade atual.

Para comprovar o que estou dizendo, o número de acessos ao Portal da Transparência foi recorde em janeiro, segundo notícia publicada no site da CGU (Controladoria Geral da União). Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Mas, é lógico que a classe política está tentando mudar essa realidade, onde a reflexão gira em torno do desafio que os políticos terão, já que as mídias aproximam o candidato do eleitor, que está diferente de outras eleições, já que tem ao seu alcance diversos canais para se informar. Uma coisa é certa, será inevitável o combate e o caráter denuncista que a rede terá no processo de 2010.

Que nós eleitores possamos ter um pouco mais de senso crítico para lidar com a informação que será gerada na disputa eleitoral de 2010, que possamos estar atentos as armadilhas preparadas por profissionais que tem apenas um interesse: eleger a qualquer custo determinado candidato, mesmo sabendo que ele não tem o preparo para assumir o grande desafio de nos representar no legislativo ou executivo. Que possamos estar aptos a reconhecer os "atores" que estarão interpretando nas próximas eleições!

Eu quero saber qual é a desculpa que eu vou dar a esse povo de Upanema!

Posted by : Jander Freire | 23 de fevereiro de 2010 | Published in

No blog do Anax

Posted by : Jander Freire | | Published in

Levaram mais uma viatura de Upanema
Uma boa notícia foi dada pelos meios de comunicação do município durante o carnaval. Tratava-se da tão aguardada vinda da nova viatura da Polícia Militar. Pois num é que ele veio, depois de mais de 5 meses de promessas do vice-governador Iberê! Pra surpresa de todos, a viatura não é nova não senhor. É usadinha da silva. Mas tá bom, o município agora tem duas viaturas em bom estado de conservação para efetuar diligências nesse enorme território upanemense, um Siena (recuperada pela Prefeitura) e uma Paraty. Ledo engano. Pois num é que assim que passou o carnaval, mandaram vir buscar o Siena. Kkkkkkkkkk. Agora só resta a Paraty usada e uma sucata ambulante chamada Meriva que está guardada sob a proteção do sol e da chuva nos fundos da delegacia. Não é a primeira vez que se utilizam do artifício. Primeiro foi na gestão do ex-prefeito Jorge Luiz, quando um veículo tipo Santana tava só o bagaço. A Prefeitura recuperou e botou pra rodar. Com pouco tempo mandaram buscar o Santana. Sem comentários!

NOTA DO BLOG: E vocês se adimiram? Pois diga! Rapaz, o negócio pras bandas de cá é à base de pão e água: ou um ou outro. Se a segurança no Estado como um todo é uma lástima, imagine aqui em Upanema! Ou vocês acham que iríamos ter esse privilégio todinho? Pelo menos no governo de Dona Wilma...é impossível! E tenho dito...

Concursos públicos só para formação de cadastro de reserva podem ser proibidos

Posted by : Jander Freire | | Published in

Tramita no Senado projeto de lei que proíbe a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva.

Projeto está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e poderá ser votado na próxima reunião, prevista para quarta-feira (24).

O projeto é de autoria do então senador Expedito Júnior e, após votação da CAS, será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

A proposta determina que os editais de concursos públicos deixem claro o número de vagas a serem preenchidas.

A medida, de acordo com o texto, será observada em concursos de provas ou de provas e títulos, promovidos pela administração direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O relator da matéria na CAS, senador Efraim Morais (DEM-PB), já apresentou parecer pela sua aprovação. O projeto esteve na pauta da última reunião da comissão e foi concedida vista coletiva aos senadores.

Falsas expectativas de nomeação
Na opinião do autor da matéria, Expedito Júnior, a realização de concursos públicos sem que haja qualquer vaga a ser preenchida contraria os princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência ao criar nos candidatos falsas expectativas de nomeação.

"Não faz o menor sentido, a nosso ver, a realização de concursos apenas para formação de tais cadastros. Ou a Administração carece de novos quadros e, por isso, promove concurso, ou não estando necessitada de mais servidores, falta-lhe interesse legítimo para deflagrar o processo seletivo", argumenta Expedito Júnior na justificação da proposta.

O autor lembra que em recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi determinada a obrigatoriedade de provimento dos cargos anunciados em edital de concurso público.

Na decisão, o ministro Marco Aurélio Mello observou que "a Administração Pública não pode brincar com o cidadão, convocando-o para um certame e depois, simplesmente, deixando esgotar o prazo de validade do concurso sem proceder às nomeações".

Para o relator, senador Efraim Morais, é injustificável a publicação de editais de processos seletivos para provimento de cargos para os quais não existem vagas.

O senador ressaltou que os candidatos ficam com falsas expectativas, bem como assumem despesas com gastos na preparação para as provas.

Efraim também observou que há desembolso de dinheiro público para a remuneração das bancas examinadoras selecionadas, o que, segundo ele, no caso de não haver vagas a serem preenchidas, atenta contra a probidade na gestão dos recursos públicos.

Fonte: Agência Senado

Caso aceite ser vice de Iberê, Larissa vai querer apoio para a eleição do irmão

Posted by : Jander Freire | 22 de fevereiro de 2010 | Published in

 
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) surge como uma das opções governistas para compor a chapa ao Governo do Estado encabeçada pelo vice-governador Iberê Ferreira (PSB).

É um bom nome, não apenas por ser mulher, mais por representar uma fatia importante do eleitorado do principal reduto da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que é a cidade de Mossoró.

Mas caso aceite ser a vice de Iberê, Larissa certamente imporá uma condição: apoio total para a eleição de um nome do seu clã familiar para substituí-la na Assembléia Legislativa.

E esse nome é do vereador Lairinho Rosado (PSB), seu irmão.
 
Fonte: blog de Oliveira Wanderley
 
NOTA DO BLOG: Não é besta nadinha essa menina! Mas eu entendo, o emprego desse povo é a política mesmo...

Barragens do RN precisam de reparos

Posted by : Jander Freire | | Published in

Os reservatórios do Rio Grande do Norte estão precisando de reparos. Essa foi a conclusão apontada nesta segunda-feira (22) pelo Relatório de Fiscalização Preventiva Integrada elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A vistoria foi feita em 24 açudes e barragens que apresentam problemas por falta de manutenção, mas que não apresentam maiores comprometimentos em curto prazo. Mesmo assim, o relatório apontou que os danos devem ser reparados
Para não comprometer o funcionamento da estrutura dos reservatórios.

O relatório foi feito em janeiro desse ano e apontou, em sua maioria, crescimento de vegetação com recomendações de desobstrução de passagem e correção de estruturas comprometidas com erosão e infiltrações.

No município de Assú, por exemplo, a barragem Mendubim está com seu canal de saída de água prejudicada, com rachaduras e erosões. O mesmo acontece com a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, que está com sua canaletas danificadas.

O açude Gargalheiras, em Acari, região Seridó do Rio Grande do Norte, também precisa de reparos, com uma infiltração nas paredes, mesmo tendo sido construída com concreto arqueado.

Ao todo, os reservatórios do Rio Grande do Norte têm capacidade de armazenamento de mais de 15.000.000 m³ e devem ter suas estruturas modificadas com a chegada das chuvas no período do inverno.
Fonte: Nominuto.com

NOTA DO BLOG: Alguém sabe dizer a quantas anda as obras de reparo das placas de concreto que se soltaram da Barragem de Umari? O inverno tá batendo às portas já...

CNJ inspeciona atuação do Judiciário potiguar

Posted by : Jander Freire | | Published in

A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça inicia nesta segunda uma inspeção no sistema judiciário do Estado, em primeiro e segundo graus, incluídos os cartórios, serventias judiciais e extrajudiciais e unidades da administração pública que estão sob fiscalização do Poder Judiciário.

A visita será coordenada pelo ministro corregedor do CNJ, Gilson Dipp, que iniciará essa vistoria pelo Estado com uma audiência pública, a partir de 8h30 na sede do TJRN, e tem por objetivo identificar as deficiências e as práticas adotadas na Justiça do Estado.

Com informações do site do TJRN.

Prefeitura realizará 1ª Conferência de Defesa Civil

Posted by : Jander Freire | | Published in

A Prefeitura Municipal de Upanema realizará na próxima quarta-feira, dia 24/02/2010, das 8:00h às 17:00h, no auditório da Câmara Municipal, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil.

O evento contará com a exposição do Corpo de Bombeiros e discutirá as políticas públicas de defesa civil, com abordagem para a prática de ações que visem à segurança das pessoas e seus bens.

NOTA DO BLOG: A Prefeitura só não divulgou o tema e a programação do evento.

Nova cara

Posted by : Jander Freire | 21 de fevereiro de 2010 | Published in

Como o leitor já deve ter percebido, o nosso blog está de cara nova. Não que o formato anterior não agradasse, mas é que queríamos das mais espaço para o texto, o que facilita a leitura.

Espero que gostem!

DEM: ascensão e queda do pefelê

Posted by : Jander Freire | | Published in

“Eterno apêndice do jogo político brasileiro, poderá restar ao DEM ser a viúva Porcina do nosso espectro partidário: a que foi sem nunca ter sido”

Numa das últimas operações de busca a apreensão da Operação Caixa de Pandora, foram encontrados recibos de doações de empresas diretamente envolvidas com o mensalão do governador afastado José Roberto Arruda à direção nacional do DEM.

Se até então não havia ainda uma peça que vinculasse explicitamente a lambança propinodútica de Arruda ao seu antigo partido, a peça apareceu agora. Esse pequeno indício pode até não evoluir. Mas já não há muito o que se discutir acerca de um fato: a tragicomédia protagonizada por Arruda em Brasília é uma pá de cal nas pretensões do DEM, um partido que definha sem conseguir deixar de ser mero apêndice do jogo político nacional.

Desde o seu início, só se reservou ao DEM um papel de coadjuvante na cena política. Na formação da Frente Liberal, em 1984, um coadjuvante fundamental. Não tivesse havido a dissidência no PDS que criou o PFL, Tancredo Neves não conseguiria obter maioria no Colégio Eleitoral e não teria conseguido derrotar por dentro a ditadura militar.

Mas o fato é que o PFL, após a redemocratização, era meio que uma legião de derrotados que se renderam. A tragédia de Tancredo foi uma sorte para eles. Colocou na presidência um peemedebista por conveniência, pefelista de coração. Num livro escrito no aniversário de dez anos do PFL, José Sarney relata claramente que sua intenção inicial era ter se filiado ao PFL, o que seria um destino natural. Ex-presidente do PDS, ele era o rei dos dissidentes, o chefe dos derrotados que se renderam. Mas a regra do Colégio Eleitoral exigia que os candidatos a presidente e vice fossem do mesmo partido. Sarney, assim, filiou-se ao PMDB. Mas, na ocasião, colocou os filhos e os principais aliados maranhenses no PFL. No poder, deu uma força aos pefelistas que eles não teriam no governo Tancredo. Mas passou todo o seu governo sabendo que tanto ele quanto seu partido do coração eram mais fracos que Ulysses Guimarães e o PMDB.

Com Fernando Collor, todo o mundo político virou apêndice. Ele era só, sem partido. As adesões eram unitárias. Aliados ao governo, estavam lá Antonio Carlos Magalhães, Jorge Bornhausen e outros caciques. Mas na ponta de lança das investigações que levaram ao impeachment estavam pefelistas como Benito Gama. O PFL, no entanto, não era protagonista nem das estratégias frustradas de Collor para se manter no poder nem das articulações para apeá-lo. Uma única exceção, no caso, foi a então deputada Roseana Sarney, aliada importante da articulação do impeachment.

Na grande coalizão que manteve Itamar Franco no poder, os pefelistas eram menores que os tucanos e os peemedebistas. E alguns, especialmente Antonio Carlos Magalhães, eram alvo do desprezo e do ódio do presidente que fez o Plano Real e acabou com a hiperinflação.

O PFL só teve destaque de fato na vida política no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso. O ideário liberal, da política de privatizações, tinha muito mais a ver com o que eles pensavam do que com a cartilha do PSDB. Os pefelistas reinaram. No segundo governo FHC, porém, começaram a perder o protagonismo para o PMDB. É o início da lógica política atual, em que a linha auxiliar de qualquer governo tornou-se necessariamente o PMDB.

É nesse momento que o PFL poderia ter dado uma virada que marcaria positivamente a política brasileira. O partido esboça um plano para o futuro, o PFL 2000. Se tivesse seguido o plano à risca, se apresentaria à sociedade como um partido moderno de direita, de perfil conservador. Poderia ter contribuído para livrar a política brasileira dessa salada onde todo mundo se põe ao centro e cria um ambiente impossível para transformar a eleição numa discussão ideológica de fato. Se houvesse um partido que se apresentasse realmente como conservador, ele talvez levasse à formação de contrapontos com perfil e discurso de esquerda. Com nossos pensamentos representados, talvez passássemos a votar em partidos, não em pessoas.

Mas o PFL teve medo dessa escolha. Se antes era “Frente”, ao menos era “Liberal”, o que acrescentava ao nome um componente ideológico, de teor econômico. Ao virar “Democratas”, o PFL virou uma sigla que não significa nada. Com exceção de extremos absolutamente marginais e quase ridículos (uns stalinistas malucos de um lado e Jair Bolsonaro e os generais de pijama do outro), todo mundo é democrata, da Heloisa Helena ao Ronaldo Caiado.

Sem significado claro, o partido perdeu-se também como expectativa de poder. Fazendo no começo da Nova República o mesmo jogo que faz hoje o PMDB, de sair da disputa central para, como aliado preferencial, lucrar nas disputas regionais, o PFL colaborou para criar essa atual dicotomia PT x PSDB. Perdendo espaço para o PMDB, ficou sem sentido no jogo principal e foi definhando.

Assim, saiu das últimas eleições apenas com um governador eleito, José Roberto Arruda. Ele se torna a única chance dos pefelistas de se apresentarem ao eleitorado como algo diferente. Se a sigla escolhida para o novo partido não significava nada, Arruda poderia ser o símbolo de fato de uma direita moderna, que governa com visão empresarial e eficiente. Em vez disso, porém, Arruda é hoje símbolo da corrupção mais sórdida, encarcerado na Polícia Federal, e Brasília parece um formigueiro em que pisaram em cima: as inúmeras obras superfaturadas paradas, com os operários como formigas atarantadas congestionando o trânsito e atrapalhando a vida do cidadão.

A opção que parece ter restado ao velho pefelê para jurar à sociedade que nada tem a ver com essa história protagonizada por Arruda é se livrar completamente dele. Já o tiraram do partido, planejam agora expulsar Paulo Octávio, mandaram todos os pefelistas entregarem as suas secretarias. Assim, porém, o PFL  fica sem a única vitrine que tinha, reduzido à meia dúzia de oposicionistas no Congresso. Os anéis já se foram. E começam a ir também alguns dedos. Eterno apêndice, poderá restar ao DEM passar à história como a viúva Porcina do nosso espectro partidário: será o partido que foi sem nunca ter sido.

Fonte: site Congresso em Foco

NOTA DO BLOG: José Agripino tá tão caladinho nesses últimos dias! Vai até se licenciar do mandato...

Tirada

Posted by : Jander Freire | | Published in

Como procurar uma agulha no palheiro

Posted by : Jander Freire | | Published in


O título vem de um dito popular bastante comum e denota a dificuldade de se encontrar uma pequena coisa – a agulha – no meio de algo muito maior – o palheiro. A procura, não a física, que nos envolve na busca de algo que sabemos ter mas não conseguimos achar. Nunca antes – como diria o “noço” presidente – houve tanta coisa para procurar e meios tão eficientes de achá-los.

Está parecento meio esotérico? Explico: Estou falando de buscas na internet, que oferece um mar de informação, com praias imensuráveis. Nela, o que procuramos é apenas um grão de areia. Como achá-lo? O Google, dirá você. Sim, ele é uma ferramenta, mas não a única. Xavier disse uma vez que tinha medo do Google (kkkkkkkkk). Mas, os mecanismos de busca tornaram-se essenciais à internet. Sem eles, temos à disposição um mundo de informação mas não conseguimos chegar a ele. Com estes mecanismos é possível achar a agulha no meio do palheiro.

E é por isso que esses mecanismos são importantes. Eles indexam bilhões de informações e as colocam ao nosso dispor a partir de uma palavra digitada. Acha, ou pelo menos se aproxima bem, do grão de areia daquela imensa praia. E é por isso que os números envolvidos nas buscas pela internet são meio que absurdos. Mensalmente, são cerca de 8 bilhões de busca, segundo pesquisa divulgada na revista Info. O que, não há dúvida, mostra o poderio dos mecanismos de busca, liderados pelo Google.

Outro número é que dos usuários de internet nada menos do qeu 97% utilizam os sites de busca e 80% encontram o que necessitam através da busca, usando os mecanismos disponíveis. Olhados assim, friamente, os números continuam significativos, mas não dão, no meu entender, a dimensão do volume de tráfego que isso gera a cada segundo na internet. Imagine que, segundo os últimos dados do Ibope, no Brasil temos 25 milhões de internautas.

Se cada um fizer, por dia, apenas uma busca, são 25 milhões delas. E isso é apenas uma parte do tráfego que criamos, pois temos nossos favoritos, chegamos os sites noticiosos, lemos os blogs de nossa preferência e navegamos aleatoriamente, até para descobrir novas coisas. Toda essa atividade, envolvendo todo o planeta, gera uma quantidade absurda de dados. Deles, os mecanismos de busca, que conseguem medir suas atividades, são apenas um aspecto.

A internet, hoje, está integrada às nossas vidas, à nossa atividade. E tende, segundo especialistas, a representar papel ainda mais importante. Daqui há algum tempo não existirá mais processos físicos, ou seja, aquele monte de papel: será tudo digital, e pela internet. Ela chegou a um tamanho que mesmo a imaginação mais fértil não alcança tudo o que ela tem, oferece. Não temos mais um rio de informação, mas todo um universo. E, nele, sem os mecanismos de busca jamais acharíamos a agulha no palheiro. Pense nisso!

Governadora faz balanço do seu governo

Posted by : Jander Freire | | Published in

E na mensagem anual lida no plenário da Assembléia Legislativa, a oitava e última de seus dois mandatos, a governadora Wilma de Faria falou, com muitos detalhes, das obras de seu governo.

Falou de saneamento, abastecimento, aeroporto, reforma de porto-ilha de Macau e Areia Branca, ponte de Jucurutu, Ilha de Santana em Caicó, complexo da Abolição em Mossoró, ponte de Todos, do RN como Estado precursor no campo energético com a energia eólica...

Falou da refinaria Clara Camarão, dos índices positivos conquistados a partir de programas sociais, destacando entre vários o Cidadão Sem Fome, o Café do Trabalhador e os restaurantes populares, dos resultados positivos com investimentos no setor turístico...do crescimento do PIB, do IDH como segundo melhor do Nordeste, do crescimento de 82% no mercado de trabalho, de programas da Educação (lembrou Ruy Pereira, chorou e pediu um minuto de silêncio)...

Falou das ações da Saúde, da construção da Faculdade de Medicina de Mossoró, da implantação do Hospital do Câncer em Caicó, da criação do Samu Metropolitano, do aumento de leitos em UTIs, das UPAs que estão sendo implantadas, do investimento no setor de pesquisas com a criação da Fapern...dos investimentos em segurança...

E na linha ‘recadinhos’, fez uma comparação: “Se o Brasil avançou como avançou, é porque o presidente Lula trabalhou, e trabalhou muito para que as coisas acontecessem, enfrentando em muitos casos, o preconceito e o radicalismo de forças políticas conservadoras, que não aceitam a vitória e o sucesso de um simples trabalhador nordestino brasileiro.

Do mesmo modo, se o RN avançou como avançou, é porque o nosso governo trabalhou, e trabalhou muito para isso, enfrentando, muitas vezes, pensamentos e reações menores, que não aceitam o êxito tido pelo governo de uma mulher, de uma mulher guerreira, que não veio para dizer ‘sim, senhor’ àqueles que sempre decidiram os destinos políticos na frieza e conforto dos seus gabinetes. No individualismo dos seus grupos ou interesses pessoais”.

Fazendo um balanço das obras deixadas em 7 anos de administração, mandou mais um recado, sem código de endereçamento postal claro...porém visível.

“Sempre que escuto ou que leio algumas críticas que são feitas ao nosso governo, movidas sabe Deus por quais interesses, fico a me perguntar se alguma mente, em sã consciência, acha que todas essas ações e todos esses números, simplesmente, caíram do céu. Ou foram obtidos pelo toque de uma varinha de condão.
Fonte: Blog de Thaísa Galvão e Ctrl+C e Ctrl+V do blog Upanema Site

NOTA DO BLOG: Quando eu estava na universidade aprendi que BALANÇO tem dois lados: o positivo e o negativo. Pelo jeito a governadora acha que o seu governo é penso só pra um lado. Vai entender...

Letra

Posted by : Jander Freire | | Published in

Manhã
João Alexandre

Por saber quem tu és, teu poder, tua glória
Eu me inclino a teus pés, Senhor.
Por saberes quem sou, meu sofrer, minha história,
Prova o meu coração, Senhor.

Coro
Inda nem se fez manhã, eis-me aqui a te buscar
Sem ti a vida é vã, sem razão passará.
Madrugada, foge o sono
E é tão bom saber que estás aqui, Senhor.

Doce mistério o teu amor por mim
Nasce o sol, nasce a luz, nasce em mim
Nem se fez manhã, eis-me aqui a te buscar
Sem ti a vida é vã, sem razão passará.
Madrugada, foge o sono
E é tão bom saber que estás aqui, Senhor.

No blog de Carlos Santos I

Posted by : Jander Freire | 20 de fevereiro de 2010 | Published in

Rodovia 110 será finalmente recuperada

Uma boa notícia para Areia Branca, Mossoró, Upanema, Campo Grande e quem trafega pela BR-110. Finalmente começará obra de recuperação dessa rodovia.

A empresa paranaense "Gaisler Moreira" teve ordem de serviço assinada na quinta (18), ensejando os trabalhos em breve espaço de dias.

Ela deve trabalhar numa faixa de 110 quilômetros de estrada, sendo o trecho mais delicado o que compreende as cidades de Areia Branca e Mossoró, de quase 50 quilômetros.

Para agilizar o empreendimento, a Gaisler chegou até mesmo a alugar uma máquina "Recicladora" de última geração pertencente à construtora mossoroense CLC. O equipamento permite pleno reaproveitamento da camada asfáltica, reduzindo custo, acelerando serviço e afinando sua qualidade.

Essa é a primeira vez que a Gaisler Moreira faz uma obra na região Nordeste.


P.S - (21h38) - No texto acima não fui muito claro, como alguns internautas aqui e no Twitter (www.twitter.com/bcarlossantos) cobram e alertam.

Vamos tentar ser agora:

A obra alcançará Upanema no trecho asfaltado que existe hoje até sua parte urbana, além do percurso entre o município e Campo Grande.

Como já dito acima, Areia Branca e Mossoró compõem o setor mais delicado.

NOTA DO BLOG: Ao vermos esta nótícia no blog de Carlos Santos, o indagamos no twitter se essa obra iria realmente contemplar o trecho que compreende Upanema e Campo Grande, e como o mesmo disse, adicionou à matéria o assunto que nos interessava: o trecho Upanema-Campo Grande será asfaltado!

No blog de Carlos Santos II

Posted by : Jander Freire | | Published in

Cidade não tem juiz, promotor ou mesmo oficial de Justiça

Relato preocupante, que merece ser lido com atenção, revela uma faceta do funcionamento da Justiça do Rio Grande do Norte.

O texto é escrito pelo advogado paraibano, mas com atuação no Rio Grande do Norte, Gaspar Pereira.

Ele retrata como funciona, se é que funciona, a Justiça em Patu. Faltam juiz, promotor e até oficial de Justiça. Leia-o abaixo:

Caro editor,

Esta dificil advogar no Estado, principalmente, longe da Capital. Aqui em Patu, não temos Juiz, nem oficial de Justiça para cumprir mandados. Depois da saída da Juíza Titular, em dezembro de 2009, que alias, botou a comarca nos eixos, nada funciona.

Existem sentenças ainda de dezembro do ano passado que sequer foram publicadas para a contagem de prazo. Audiencia, nem se fala. O plantão, este também. Ainda no recesso, demorei quatro dias para conseguir um alvará, pois, o pedido era sempre remetido para o plantão do dia seguinte, em comarca diferente.

Para você ter idéia, comecei a peticionar em Patu, seguiu para Umarizal e terminou no plantão de Upanema, onde o alvará foi expedido.

Se comenta que nem um Juiz que mesmo nomeado, quer vir para esta Comarca.

Estive na OAB de Mossoró na semana passada cobrei do vice presidente uma ação para a região.

É preciso fazer uma denuncia séria junto ao pessoal do CNJ que estara em Natal, pois, se não for assim, o descaso permanece. Imoral!

Gaspar Silva Pereira de Andrade.

NOTA DO BLOG: Realmente é lamentável o relato do Dr. Gaspar Pereira, o qual pude conhecer quando trabalhei naquela Comarca de 2007 a 2008. Já nessa época a situação não era muito boa, pois o quadro de servidores era defasado. Só existia um Auxiliar Técnico, um Técnico Judiciário e um Oficial de Justiça.

Essa situação contada por Dr. Gaspar sobre a dificuldade no plantão judiciário eu também posso constatar: no plantão do dia 28/12/2009 recebemos a petição que ele fala e demos o encaminhamento devido, atentando para a urgência do pedido. Pude falar com o mesmo, por telefone, e ele nos contou da "peregrinação" que ele já tinha feito para ter o seu pleito atendido.

Deu na coluna de César Santos no Jornal de Fato

Posted by : Jander Freire | | Published in


O deputado João Maia deu a dica para a melhor opção de vice da chapa de Iberê Ferreira: uma mulher. O rosadismo captou a mensagem: é Larissa Rosado. Único nome que atenuaria a larga vantagem de Rosalba Ciarlini em Mossoró. Será?
O Território Livre comentou: Se confirmada notícia as eleições de 2010 registrarão duas chapas puro sangue. Carlos Eduardo e Álvaro Dias pelo o PDT e Iberê e Larissa representados pelo PSB. Nunca na história desse RN…
NOTA DO BLOG: Sinceramente não acho nem uma coisa nem outra! Ou seja, nem acho que Rosalba está com uma vantagem enorme, muito menos que Larissa iria agregar alguma coisa a mais na candidatura de Iberê.

Foto Notícia

Posted by : Jander Freire | 18 de fevereiro de 2010 | Published in

Nesta manhã pude presenciar a chegada de um novo Caixa Eletrônico do Banco do Brasil. Veja a foto abaixo:
Porém a minha animação acabou quando o funcionário disse que iria levar o outro caixa, já instalado no local.

No blog Upanema Site

Posted by : Jander Freire | 17 de fevereiro de 2010 | Published in

MAIS UMA VÍTIMA FATAL DA INCOMPETÊNCIA
Morre na noite de terça feira, 16/02, por volta das 22:00hs um jovem de nome Manoel Fernandes, 21 anos, ele era irmão do Conselheiro Tutelar Enildo Fernandes. Este jovem, segundo fui informado por familiares, vinha a mais de uma semana sentindo fortes dores abdominais e por diversas vezes foi atendido na unidade de saúde local sendo medicado e mandado voltar pra casa. Em uma das vezes chegou a ser encaminhado para Mossoró, lá também medicaram e mandam de volta para Upanema. Ontem mais uma vez sem que aqui diagnosticasse sua doença e depois de muita insistência de familiares ele foi mais uma vez encaminhado a Mossoró, onde já chegou com um quadro bastante grave de Apendicite, sendo operado e lamentavelmente não resistiu a uma infecção generalizada que o levou a morte. A médica que estava de plantão pode até atribuir ao deficiente aparelho de saúde que temos, mas, um pouco de experiência poderia ter salvado aquele jovem. Minhas condolências a família que perde mais um ente querido em pouco tempo.
NOTA DO BLOG: Rapaz, isso é INADMISSÍVEL! Como é que pode? Isso é negligência! Negligência é crime. Isso é incompetência, falta de compromisso com a saúde do povo! Até quando vamos aplaudir o gasto de recursos públicos com festas como o carnaval e baixar a cabeça para um absurdo desse, fingindo como se nada tivesse acontecido? 
Por isso que eu volto a dizer, saúde e educação NUNCA foram e NUNCA vão ser prioridades aqui em Upanema. 
Que Deus nos livre, mas quando acontecer isso que vitimou esse jovem com um parente é que as pessoas vão começar a abrir os olhos.

No blog de Edgar

Posted by : Jander Freire | 16 de fevereiro de 2010 | Published in

As bases de apoio políticos sempre se fortalecem no carnaval
 
Geralmente é no período de carnaval que nos anos de eleições, as formações dos grupos políticos de apoio partidários começam a se definir com maior ênfase. É neste período que sempre acontecem às reuniões visando à formação de uma base de apoio a determinados candidatos.

Mesmo que quem participe destes encontros negue a formação de determinadas alianças, sabemos que na verdade a intenção é a formação destas bases de apoio.

Não quero afirmar nada, mas ontem um churrasco que aconteceu na residência de Júlio César; estavam presentes e foram entrevistados pela repórter da FM 104,9 Renata Carvalho, o ex-prefeito Jorge Luiz, o vereador Anízio Júnior, o esposo da vereadora Shirley Costa e Céliton Luiz.

A repórter também anunciou que estavam presentes ao churrasco o vereador Neném do Cabano e o ex-vereador Josiel Gondim.

Tanto políticos juntos, o fortalecimento de uma base aliada deve ser pensamento. Mesmo que interiormente.

Pergunta pertinente

Posted by : Jander Freire | 15 de fevereiro de 2010 | Published in

Eu estava lendo, no blog do Professor Josiel, um texto sobre a colocação de reservatórios para coleta seletiva de lixo. No entanto, um comentário na postagem me chamou a atenção. Um anônimo fez a seguinte pergunta: "Pra que esses lixeiros, remetendo à coleta seletiva se todo o lixo vai se misturar em um carro e depois ser jogado no lixão?"

Achei extremamente pertinente a pergunta! Afinal, não temos em Upanema nenhuma usina de reciclagem. Também não tenho notícias que esse lixo seja enviado para alguma outra cidade que tenha usina. Aqui não tem incinerador, muito menos um aterro sanitário.

Do blog Ofício do Professor

Posted by : Jander Freire | | Published in

Falta respeito

No período de carnaval tem de tudo. Só falta respeito pelas pessoas que não gostam da festa.

Os camaradas vêm de outras cidades, alugam uma casa e já se sentem donos do pedaço, passando dia e noite com um som ligado, nas maiores alturas.

Tem mais. Se os vizinhos não gostarem, arrumem a mala e saiam de casa.

Pode? Em país sério, certamente não poderia, mas como estamos no Brasil...


NOTA DO BLOG: Essa é a mais pura verdade! É imoral um negócio desses.

Encontro da Mocidade da Assembleia de Deus- EMAD 2010

Posted by : Jander Freire | 12 de fevereiro de 2010 | Published in

A União da Mocidade da Assembleia de Deus em Upanema (UMADUP) estará realizando do dia 13 a 16 de Fevereiro o EMAD 2010. Esse evento visa congregar os jovens evangélicos, durante o período em que a comunidade upanemense promove o carnaval, para que possam realizar atividades cristãs de louvor, adoração, ensino bíblico e entretenimentos.
Nesse ano, o Encontro da Mocidade contará com a presença dos pregadores Pr. Robson Viana (Parnamirim-RN) e Pr. Bruno (Macau-RN). Além disso, participarão do louvor a Banda Raízes do Apocalipse e conjunto Som da Liberdade.
O EMAD 2010 desponta como um dos mais organizados e dinâmicos de todos os encontros realizados. Os grandes diferenciais têm sido o planejamento de teste bíblico com premiações e um momento de lazer.
É importante lembrar que esse evento é aberto para toda a igreja e amigos não crentes.

Confira a programação:
SÁBADO 13/02
- Manhã e Tarde de Lazer- SERRA
- Noite: Culto evangelístico no templo sede
· Preletor Pr. Bruno (Macau-RN)
DOMINGO 14/02
- Manhã: Escola Bíblica Dominical
- Tarde: Louvor e estudo bíblico
· Preletor Pr. Bruno (Macau-RN)
- Noite: Culto evangelístico no templo sede
· Preletor Pr. Bruno (Macau-RN)
SEGUNDA-FEIRA 15/02
- Manhã: Louvor e teste bíblico (Gênesis 37; 39 a 50)
- Tarde: Estudo bíblico
· Preletor Pr. Robson Viana (Parnamirim-RN)
- Noite: Culto evangelístico no templo sede
· Preletor Pr. Robson Viana (Parnamirim-RN)
TERÇA-FEIRA 16/02
- Manhã e Tarde de Lazer- SERRA
- Noite: Encerramento
· Preletor Pr. Robson Viana (Parnamirim-RN)

PARTICIPE!

Fonte: Blog Upanema para Cristo

E haja sonho!

Posted by : Jander Freire | 8 de fevereiro de 2010 | Published in

Vejo no blog de Xavier um pequeno resumo do que aconteceu na última Sessão da Câmara de Vereadores. Os edis discutindo o que aconteceu no maior comício (digo, audiência) realizado(a) nessas terras de Antonio Rodrigues de Carvalho.

O que me chamou mais a atenção foi a frase do vereador Anísio Júnior: "Sonhar não é pecado. Sonhar é sonhar", se referindo à questão da BR 110.

Não sei, mas acho que o edil, sem querer, fez referência a uma frase do poeta Fernando Pessoa: "De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos."

Por incrível que pareça, esse pensamento de Fernando Pessoa se encaixa direitinho no nosso caso, e a frase do vereador confirma o sentimento que restou em nós: só sonho mesmo!

Vamos dormir?

Tá faltando atualização!

Posted by : Jander Freire | 5 de fevereiro de 2010 | Published in

Pessoal, vocês estão sentindo falta das atualizações deste blog, não é? Pois é, até eu também.

O problema é que estou momentaneamente sem internet. Logo que se reestabeleça a conexão normal aqui eu volto.