Dilema

Posted by : Jander Freire | 20 de dezembro de 2011 | Published in


Perdemos 10 anos...

Posted by : Jander Freire | 19 de dezembro de 2011 | Published in

Recebi, agora a noite, a informação de que um agricultor/produtor upanemense estará indo à Natal amanhã, levando na sua pasta um projeto audacioso, para entregar ao Secretário de Agricultura do Estado, Gilberto Jales. Trata-se de um projeto de aproveitamento das águas da Barragem de Umari.

Segundo a informação que obtive, o projeto é pioneiro aqui no RN.

Agora, meus amigos, vamos pensar:
1) Temos a 3ª maior barragem do estado, com capacidade para cerca de 300 milhões de m³;
2) Em 2002 esta barragem foi inaugurada;
3) Desde então, até hoje, essa obra só serviu pra - além de elevarem um senador a quase santo, e pai das águas - fazer reflexo da luz do sol;

Somente agora, 10 anos depois, surge uma luz no fim do túnel, com uma iniciativa de um produtor, que com o objetivo de fazer prosperar toda uma cadeia produtiva, elaborou o projeto e vai atrás do governo.

É um absurdo! 

Não, o absurdo não é o fato desse produtor, com vontade de trabalhar, ir atrás do governo. Parabéns pra ele!

Absurdo é justamente o fato de que NENHUM POLÍTICO UPANEMENSE FEZ ISSO, EM 10 ANOS!

Perdemos, no mínimo, 10 anos sem aproveitamento das águas do 3º maior reservatório do Estado.

Perdemos a oportunidade de criar, quem sabe, milhares de empregos nessa cidade.

Perdemos a oportunidade de termos, hoje, um verdadeiro polo da fruticultura irrigada.

E, pelo jeito, se depender da VONTADE dos nossos políticos, perderemos mais 10, 20, 30...

Pobre Upanema!

Lixo na rua

Posted by : Jander Freire | 8 de dezembro de 2011 | Published in


Demissão por justa causa

Posted by : Jander Freire | 3 de dezembro de 2011 | Published in

A Câmara Municipal, órgão composto pelos vereadores, é o Poder Legislativo do município. Vereadores são os representantes eleitos pelo povo, que têm como função principal representá-lo elaborando leis; fiscalizando os trabalhos do Poder Executivo (Prefeitura) e sugerindo ações e melhorias para a cidade.

É impossível resumir as atribuições de um vereador. Mas, o seu papel que em tese classifica-se basicamente em legislar, fiscalizar, sugerir e representar, constitui-se de expedientes que permitem que toda a sociedade acompanhe de perto suas ações objetivando que a máquina administrativa seja transparente, descentralizadora e democrática e que todos tenham igualdade de condições no acesso aos serviços públicos.

O vereador é, ao mesmo tempo, porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas ouvir, organizar e conscientizar a população. 

Em tese a Câmara deveria exercer o papel de verdadeira caixa de ressonância dos anseios e problemas da população. Quando isto não acontece constitui-se no verdadeiro divórcio entre o povo e aqueles que eles elegeram. 

Ocorre, que depois de eleitos é muito comum a união dos vereadores em grupos, uns alinhados e outros não, com a administração municipal, fazendo com que a verdadeira razão para a existência de um vereador seja totalmente esquecida. 

Nesse episódio da ausência dos vereadores à Sessão para aprovação, ou não, do crédito especial destinado ao saneamento básico de Upanema, houve uma verdadeira onda de protestos, de pessoas demonstrando esse desmando político e falta de responsabilidade. Não foi só contra a ausência dos vereadores, mas contra um sem número de coisas erradas praticadas por pessoas eleitas pelo povo. Foi um basta ao cinismo. Foi o primeiro grito de um povo que trabalha, paga imposto, tem sonhos, quer uma cidade melhor, repudia a ignorância, a pilantragem, luta por uma vida melhor e sabe que a verdadeira conquista se dá pelo esforço e nunca votando em fantoches que nas épocas das eleições se travestem de profetas.

Esse povo que protestou e tornou público esse episódio, é gente subjugada por uma das tributações mais altas do mundo a quem são oferecidos um dos piores serviços públicos do planeta. É gente que sustenta bovinamente os políticos que estão entre os mais caros do mundo, para, em contrapartida, ter uma das piores classes políticas de que já se ouviu falar. É um povo que paga caro pela saúde, pela educação e pela segurança e não tem, rigorosamente, nenhuma delas.

Esta é uma indignação direcionada para todo aquele que alguma oportunidade se oferece para ser votado e trabalhar por uma causa e depois vira as esquecem. O basta é de gente que não agüenta mais o conchavo, repudiam a política porque é tida e havida como exercício da falsa verdade, chamam de farsantes os que, em nome da luta pela sociedade, dedicam-se a negociatas, metem-se em maquinações políticas que passam longe do interesse público. 

Ao contrário, até viram as desprezam cinicamente se arvorando de uma autoridade que lhes foi outorgada por um voto para o qual, neste momento, ele vira as costas até a eleição seguinte.

Numa empresa privada, este desvio de conduta seria considerado indisciplina grave e punida severamente. Todos os vereadores seriam demitidos por justa causa!

2012 é logo ali!

Pleonasmo

Posted by : Jander Freire | 1 de dezembro de 2011 | Published in


Pensando melhor...

Posted by : Jander Freire | | Published in

"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
(Tácito)