Você sabe o que é "participação política"?

Posted by : Jander Freire | 10 de julho de 2012 | Published in

Sabemos, e jamais devemos nos esquecer, que o propósito nobre da Política em si que é a busca comum do bem comum, a promoção da justiça, dos direitos, a denuncia da corrupção...

Entretanto, devemos sempre estar relembrando à população de combater a "politicagem", ou seja, a simples busca do poder pelo poder para satisfazer os interesses particulares de um grupo ou partido, sem compromisso com a dignidade humana de um povo.

Com a aproximação das eleições municipais serão necessários a estes sujeitos políticos uma reflexão pessoal e partidária sobre o significado e significância do verdadeiro sentido que representa uma "participação política" de fato para o futuro da municipalidade.

Lembrando o que sempre me dizia o filósofo e amigo Lázaro Gondim, que o filósofo Aristóteles descreveu que o homem por si só é um "…animal político", pois a sua própria natureza exige uma vida em sociedade. Assim, o individuo não vive só, mas está sempre relacionado com outros indivíduos politicamente.

Todavia, todos nós, enquanto sujeitos sociais ou eleitores, somos potencialmente sujeitos políticos, porque os problemas políticos de uma sociedade ou município, tornam-se problemas de todos, também.
 
Dessa forma, a nossa participação política deve ser apartidária, buscando o que realmente é o melhor para nossa cidade, sem paixões, sem fanatismo, com responsabilidade. Sabendo reconhecer os acertos e criticando os erros.

(0) Comments