A opinião de Zé Mário...que eu assino embaixo!

Posted by : Jander Freire | 11 de setembro de 2011 | Published in


Tenho acompanhado a mobilização de Nubio e Josiel propondo um movimento dia 16 setembro próximo, contestando a situação da BR 110. Sou sincero! Não acredito que tenha efeito algum, isso baseado no que já vi acontecer com esta BR.

Primeiro – as três famílias ou seus representantes que tem dominado o Governo do Estado por mais de 40 anos são as mesmas que toda eleição prometem a construção desta estrada. E como sabemos, após ganhar a eleição esquecem. O exemplo mais recente foi no ano passado. Fizeram um “palanque politico” na Câmara Municipal, com direito a recepção e outras..., enganaram a população upanemense chamando de Audiência Publica prometendo começar a estrada antes da eleição. E ai? Receberam os votos, se elegeram inclusive alguns que se quer visitaram Upanema e mesmo assim foram muito bem votados. Qual o representante politico local da situação ou oposição que se mostrou revoltado com tudo isso?

Sou das antigas e ainda lembro quando asfaltaram dois trechos próximos a Mossoró, que na época não existia GPS, provavelmente levaram as fotos dos trechos asfaltados para o antigo DNER e disseram que a BR 110 estava pronta. E nós nos conformamos.

Lembro-me de um protesto na BR 304 na década de 90 próximo a Zé da Volta onde se mobilizou pessoas e entidades e deu em nada.

Outro protesto foi realizado na véspera de uma eleição para prefeito onde no dia da eleição amanheceu próximo a serra varias placas com dizerem “meu voto é para a BR 110” ou coisa parecida.

Ouvi e vi também muitos discursos em cima de palanques de candidatos prometendo esta BR.

Para finalizar – para quem já desatolou e andou em cima de misto, empurrou bicicleta com pneu furado, caiu de moto por escorregar no barro, quebrou para-brisa, perdeu a conta de furar pneu e muitos que se acidentaram por atropelar animais na BR 110 e não ter a quem reclamar acredito que será a mesma situação, ou seja, as perguntas são as mesmas: a quem protestar? O que protestar?

NOTA DO BLOG: Podem contar com meu apoio para um "twitaço", ou seja, envio de mensagem em massa no Twitter, com a hastag #BR110. Porém, pelo que eu apurei, no protesto "físico" que se organiza para o dia 16 de Setembro, pretendem criar um palanque para os políticos. Vão fazer as mesmas perguntas, e como político nenhum é otário, vão dar as mesmas respostas, e todo mundo vai aplaudir de novo! Isso se eles vierem a Upanema. Ora, se um passarinho sabe que armaram uma arapuca pra ele cair, mesmo que ele esteja com fome, logicamente, não irá cair nessa! Sendo assim, EU TÔ FORA!

comentários

  1. Ricardo Alexandre said...

    Concordo em parte com Zé Mário. Primeiro porque a lutas da BR é árdua e desigual, colocar esse assunto do esquecimento só corrobora com a idéia que somos acomodados, conformados com a situação; segundo, toda ação que lembre nossa indignação terá algum efeito porque pior é ficar calado.
    A ação da Câmara de Vereadores em juntar vários políticos serviu pelo menos pra desenterrar esse sonho dentro de nós mesmos e mostrar que nós queremos sim a conclusão da BR 110. Vários protestos em época diferente mostram nossa constante indignação. Quantas lutas foram vencidas após uma única batalha? Nenhuma conquista se dá da noite pro dia, sem sofrimento, união, planejamento, ação, garra e perseverança.
    Temos que usar todas as ferramentas disponíveis para mostrar ao mundo nossa insatisfação com esse descaso: internet ou protesto físico mostrado na imprensa de nosso RN.
    Por fim, ficar calado é que não pode. O que também não pode é deixarmos políticos aqui de Upanema fazerem palanque com essa causa porque ela é de todos nós upanemenses. E ainda: os protestos devem ser direcionados a todos os políticos do nosso Estado, às sociedades vizinhas e, com o apoio da internet e imprensa, quem sabe chegue até ao Ministro dos Transportes e a Presidente Dilma? Não é surreal, basta planejamento, ação, envolvimento da sociedade e, principalmente, a cobrança dos políticos em cumprir com suas promessas.

    domingo, 11 de setembro de 2011 às 22:24:00 BRT