Comentário do leitor

Posted by : Jander Freire | 2 de outubro de 2010 | Published in

Divido com os leitores um comentário enviado a este blog:

"Sobre a movimentação realizada em Upanema em prol da candidatura Marina Silva, essa passeata o mostra quanto ainda precisa evoluir a mentalidade estudantil da cidade, e talvez como seja fácil manipular esses jovens.

Em lugar nenhum do planeta, a juventude se posiciona ao lado de correntes políticas de direita, como no caso da candidatura Marina Silva.

Importante refletir sobre o Partido Verde e os evangélicos. O PV teve como principal expoente, antes da candidatura Marina, Fernando Gabeira, que admite publicamente ser chegado a uma maconhazinha de vez em quando pra relaxar, em nome da natureza e do seu amor ao verde..., nesse quesito, tem tudo a ver com o movimento estudantil, com os evangélicos, não sei até que ponto. Não que eu queira taxar alguém disso ou daquilo, longe de mim, isso só mostra o quanto a democracia é válida, e que opiniões particulares não são tão importantes para a coerência do todo.

No Brasil, a União Nacional dos Estudantes e demais Entidades do Movimento, historicamente, são diretamente ligadas os partidos de esquerda como o PCdoB e PSOL. No resto do mundo também.

Apoiar Marina Silva, que não possui bases populares de apoio, nem muito menos de entidades estudantis de representação colegiada (nos Estudados ou a nível Nacional), é uma atitude retrógrada e incoerente com a essência do movimento estudantil em sua ótica dialética. Essência essa, vista como de uma luta estudantil cunhada por asseio de liberdade e busca por uma sociedade igualitária e permissiva para a participação de todos.

Marina Silva representa o capital disfarçado na idéia de sustentabilidade, sustentabilidade essa que os demais partidos terão que cumprir, haja vista que no Brasil temos leis e amparo legal para fazer cumprir as premissas desenvolvimentistas alinhadas ao pensamento sustentável. 

Quando falei em bases populares de apoio, Mariana tem a das representações evangélicas, e nem todas, apenas as que acreditam nos spams que circulam na net sobre os 'projetos diabólicos' do PT (mas convenhamos se for por cara, o tal do Serra é assustador!).

Marina Silva não tem apoios de classe que possam lhe dar suporte a condução dos rumos do país. Caso seja eleita (não sei em qual eleição, só não nessa), ela passará pela mesma prostituição que o PT passou, e em maior grau já que o PV é insignificante; tendo que fazer maracutaias e conluios para governar, principalmente com o PMDB, o partido de maior representação no país, e historicamente laranja de quem está no poder. 

Vejo com preocupação esse tipo de movimentação, pois mostra o quão fácil de se manipular é a mente desses jovens (basta ser 'irmão' pelo visto...).

O líder, Ednael Castro, é totalmente incoerente. Basta um afago de ego que ele se derrete tudo, logo muda de opinião e fica só elogios.

Pois é, lutemos juntos. Sempre adiante Upanema há de brilhar. E iremos depender dos estudantes, eles são o futuro, o iniciar é o mais difícil; a coerência e mentalidade esclarecida se adquirem com o tempo, com a prática de pensar e com educação.

Enviado para:
Blog Café com opnião – Jander Freire
Blog Prof. Josiel – Josiel Gondim
Blog Upanema News – Silva Jr.
Blog do Edgar – Edgar Lopes
Blog A Voz Estudantil – Grêmio Aldo Felinto"

NOTA DO BLOG: Bom comentário! Mas, logicamente, tenho todo direito de discordar em alguns pontos.
Primeiramente, não considero a candidatura de Marina Silva de direita. No máximo de centro-direita. Assim como a de Serra. E a "esquerda" no Brasil, eu diria que está a -100 após a barreira que separa os movimentos.
Com relação ao posicionamento da juventude estudantil, eu considero que não é mais, nem de longe, aquele movimento estudantil de outrora. O movimento estudantil no Brasil tem hoje causas tão DIFERENTES como a defesa do combate as opressões, a inclusão social e a busca por melhores meios de transporte. Melhor, então, falar no plural, de movimentos estudantis. 
Com relação a "harmonização" entre o PV e os evangélicos, é outra coisa que não condiz com a realidade. Na verdade, o que se evidenciou foi a escolha dos evangélicos por uma candidata evangélica. É uma escolha pelo segmento. Logicamente que as bandeiras do Partido Verde não foram analisadas por quem decidiu votar em Marina pelo critério religião. Portanto, na minha opinião, erroneamente abraçaram esta causa. Não estou dizendo, com isso, que Marina Silva seja incoerente, muito pelo contrário. Atribuo o posicionamento de alguns grupos evangélicos em apoiar Marina, também à questão ética. Algumas pessoas acham que coerência passa por suas cicatrizes no meio do ventre e se os outros não disserem exatamente o que elas acham que deveria ou, o que elas interpretam que a Bíblia diz sobre algo,discordam totalmente. Por isso, quando digo coerência, estou argumentando que a pessoa vive de acordo com seus princípios e ideologia, sem procurar rodeios ou pela simples conveniência, sem mudar o discurso para se adequar a situações ou como fruto de interesses escusos. Mudar de opinião é perfeitamente legítimo quando se descobre que está equivocado ou quando se entende que a teoria não possui correspondência com a realidade e não mais responde aos seus anseios. Mas também sei que o povo evangélico é sábio, e sabe distiguir quem flexibiliza o discurso para cair na graça do povo não inspira confiança alguma.
Quando você diz: "Apoiar Marina Silva, que não possui bases populares de apoio, nem muito menos de entidades estudantis de representação colegiada, é uma atitude retrógrada e incoerente com a essência do movimento estudantil...", eu concordaria se estivéssemos falando DAQUELE movimento estudantil da ditadura, das diretas já...como eu disse no início, o movimento se "PTalizou", ou seja, se esfacelou e se tornou alguma coisa parecida com uma miscelânea. Não tem nessas eleições um partido mais de direita do que o PT.

(11) Comments

  1. Anônimo

    kkkkkkkk


    tome!

    sábado, 2 de outubro de 2010 às 23:49:00 BRT
  2. Anônimo

    vou comentar pq aqui não é anónimo,

    é anônimo, então sou eu!

    sábado, 2 de outubro de 2010 às 23:50:00 BRT
  3. Anônimo

    Jander,

    Sobre Fernando Gabeira, vou concorda com o comentário reproduzido ele, e o PV todo, de quebra, são um grande engodo.

    Se dizem independentes mas se anuncia como uma ex-pessoas, apoiando Serra.

    Ou seja, é aquele Partido que foi sem nunca ter sido e que nunca será já que não é.

    Um dos maiores engodos da cena política nacional.

    Segundo Boris Casoy,

    Isso é uma vergonha!

    sábado, 2 de outubro de 2010 às 23:56:00 BRT
  4. Anônimo

    Viva Plínio de Arruda Sampaio!

    Ele sim tem uma reputação inimputável!

    Viva o PSOL!

    Que se dane o PT, o PV, o PSDB e DEM(oníacos), se danem todos.

    sábado, 2 de outubro de 2010 às 23:57:00 BRT
  5. Anônimo

    Muito bom o texto.

    Quem escreveu Jander?

    Essa pessoa é bem articulada viu.

    sábado, 2 de outubro de 2010 às 23:59:00 BRT
  6. Jander Freire said...

    Rapaz, não sei quem escreveu esse texto não. Tenho minhas desconfianças. Realmente essa pessoa é bem articulada e bem servida de ideias e pensamentos.

    domingo, 3 de outubro de 2010 às 09:51:00 BRT
  7. Anônimo

    o tal do Ednael vomitou com força com nojo de vcs blogueiros.

    segunda-feira, 4 de outubro de 2010 às 08:24:00 BRT
  8. Anônimo

    Certamente ele deve pertencer ao uma espécie superior de blogueiros né?

    segunda-feira, 4 de outubro de 2010 às 12:37:00 BRT
  9. Anônimo

    vichhh jander essa foi demais vomitou com NOJO

    segunda-feira, 4 de outubro de 2010 às 13:53:00 BRT
  10. Anônimo

    Jander vc foi muito feliz no seu comentario

    segunda-feira, 4 de outubro de 2010 às 21:44:00 BRT
  11. Anônimo

    A postagem, pelo linguajar, é de um PTista nato! Talvez chateado com a Marina em virtude da mesma ter abandonado o partido por divergências idealistas. O PTista tem uma característica marcante: só quem é perfeito é o PT. Nenhum outro partido fez algo de bom por esse país. Este fato irrita as pessoas que por acaso tem alguma "leitura".

    terça-feira, 5 de outubro de 2010 às 12:27:00 BRT