Barragens do RN precisam de reparos

Posted by : Jander Freire | 22 de fevereiro de 2010 | Published in

Os reservatórios do Rio Grande do Norte estão precisando de reparos. Essa foi a conclusão apontada nesta segunda-feira (22) pelo Relatório de Fiscalização Preventiva Integrada elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A vistoria foi feita em 24 açudes e barragens que apresentam problemas por falta de manutenção, mas que não apresentam maiores comprometimentos em curto prazo. Mesmo assim, o relatório apontou que os danos devem ser reparados
Para não comprometer o funcionamento da estrutura dos reservatórios.

O relatório foi feito em janeiro desse ano e apontou, em sua maioria, crescimento de vegetação com recomendações de desobstrução de passagem e correção de estruturas comprometidas com erosão e infiltrações.

No município de Assú, por exemplo, a barragem Mendubim está com seu canal de saída de água prejudicada, com rachaduras e erosões. O mesmo acontece com a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, que está com sua canaletas danificadas.

O açude Gargalheiras, em Acari, região Seridó do Rio Grande do Norte, também precisa de reparos, com uma infiltração nas paredes, mesmo tendo sido construída com concreto arqueado.

Ao todo, os reservatórios do Rio Grande do Norte têm capacidade de armazenamento de mais de 15.000.000 m³ e devem ter suas estruturas modificadas com a chegada das chuvas no período do inverno.
Fonte: Nominuto.com

NOTA DO BLOG: Alguém sabe dizer a quantas anda as obras de reparo das placas de concreto que se soltaram da Barragem de Umari? O inverno tá batendo às portas já...

(4) Comments

  1. Anônimo

    Jander,tá com medo de ela ir embora?

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 às 08:41:00 BRT
  2. Jander Freire said...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Rapaz, tô não!

    À propósito, ela iria embora pra onde?

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 às 14:35:00 BRT
  3. Josiel said...

    (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)^2

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 às 15:33:00 BRT
  4. Anônimo

    Ela não vai embora pq está firmada na rocha, se não tivesse assim como a Governadora fez com o carro da polícia faria também com a barragem...

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 às 22:56:00 BRT