É dificil defender...

Posted by : Jander Freire | 24 de fevereiro de 2010 | Published in

Dando uma "interneteada", como diz Xavier, eu vi no blog de Edgar um texto em que o mesmo discorre sobre as ações do governo Wilma, especificamente aqui em Upanema.

Li e não concordei. Mas eu explico...

Ora, pra começar, a bandeira maior dos que defendem o governo da "professora" é justamente a construção do colégio Calazans Freire. Realmente é uma obra considerável, de porte alto, que tem potencial para mudar destinos, obviamente, para quem prioriza os estudos.

Só que essa suposta "maior obra", na verdade, é uma grande MENTIRA! Sim, mentira. Uma farça. Mas porque? Você deve se perguntar.

Eu respondo: é que essa obra só foi possível graças ao Projeto Alvorada, do governo federal. Ai você pode argumentar e dizer: sim, mas Wilma foi atrás e conseguiu esse recurso para Upanema. NEGATIVO!

Quem conseguiu os recursos para que essa escola fosse reformada foi o ex-governador Fernando Freire, na sua curta passagem pelo governo. Durante a primeira gestão de Wilma a obra ficou paralisada por mais de três anos. Só foi retomada bem próximo das eleições de 2006.

Portanto, um pouco de refresco para a memória é essencial.

(12) Comments

  1. Profº Francisco Gondim said...

    Jander, eu não tenho coragem de defender Vilma. Ela também não merece que ninguém a defenda. Mas ela tem a sorte de ter seus antecessores e cocorrentes piores do que a ruindade dela.

    Você alise só no aspecto da educação: 1) no tempo de garibaldi, os professores passaram 8 anos sem as atualizações de "letras", só aí vai mais de 20% a menos no salário; 2) um professor que entrou no cocurso de 2000, poderia ser doutor, mas entrou ganhando como um profissional de nível médio; 3) os diretores de escolas eram nomeados, naquela forma mais viciada do mundo. Para piorar, a escola não recebia um centavo. Os pobres dos diretores precisavam vender picolé e balas para adquirir dinheiro para comprar o gás de cozinhar a merenda. Eu vi isso.

    Se levarmos para as estradas, estas eram muito piores do que hoje. Voce deve lembrar que a nossa estrada, desviada por Zé da Volta, passou ums 5 anos parada. Isso foi no governo dele. Eu lembro. Eu andava para UERN engolindo barro.

    Na segurança, os camaradas vinham buscar o dinheiro dos correios, na hora que queriam. Levavam as motos das pessoas de dentro de casa. tudo isso aqui em Upanema. Eu lembro.

    Agora, se compararmos tudo o que os outros fizeram, com a contrução da barragem, ele ganha. Mas só ele teve o dinheiro da cosern na mão. Não é verdade? Mas a barragem não foi muito bem feita não. A água já começou a levá-la.

    Mas eu sou sincero. Não estou vendo candidato para o senado. Só se aparecer. É uma lástima! Eu sei que tem a turma que diz que isso é uma posição incoerente. Eu não tenho medo desses argumentos. Eu não vou ser conivente com o descompromisso de seu ninguém.

    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 às 22:10:00 BRT
  2. Jander Freire said...

    Francisco, mas se vc perceber, eu não fiz comparação nenhuma com nenhum governo. Eu só acho que o governo dela pra Upanema foi uma decepção. Um abandono.

    Lógico que vêm os defensores dizer que a comparação é necessária. Eu discordo. Eu avalio o governo pelo momento, e Wilma pegou os 8 ano de Lula na presidência e não conseguiu alavancar o RN. Ela pegou o RN numa crescente de arrecadação, ou seja, recurso tinha praticamente em dobro.

    Oportunidade e chance ela teve. Não aproveitou.

    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 às 22:29:00 BRT
  3. Luiz Jairo

    Calma! respirem fundo, é apenas uma opinião.
    Só um detalhe, caro amigo, em relação a construção do Calazans: a realização da primeira licitação foi mesmo no governo anterior a Wilma. Agora veja o q aconteceu: orçaram a obra em cento e alguns mil reais. Uma empresa lá ganhou, começou e parou. Depois foi pedido um aditivo de duzentos e tantos mil reais para terminar. Ora, como é que um aditivo é maior que o orçamento previsto para construir uma obra toda nesses tempos de estabilidade financeira? Resultado: a obra foi embargada, já no governo Wilma e o secretário era Betinho Rosado. Ele disse em alto e bom som: "essa obra é uma esculhambação" estamos tentando esclarecer melhor pra depois justificar os desmandos dessa obra pra então o governo alocar os recursos para a sua conclusão. EM RESUMO: A OBRA(EM MAIS DE 60%) E O MÉRITO É DO GOVERNO WILMA.
    sobre o mérito veja UM EXEMPLO COMPARATIVO: A baragem de Umari foi construida com aproximadamente 50% federal(Fernando Bezerra como Min da Int Nacional) e 50% do estado(lêia-se: Cosern), não atruibuem o mérito total a garibaldi?

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 07:06:00 BRT
  4. Francisco Gondim

    Na hora que eu não comparo, eu deixo as pessoas pesnando que Vilma é ser infernal e os seus concorrentes são seres celestiais.

    O povo precisava saber que essas três figuras indecorosas não servem para nos governar.

    Eu só falei o que falei porque eu em tribo esse endeusamento dos dois mocinhos e a diabolização, somente de Vilma.

    Aí, meu amigo, eu tenho o defeito de não tapado, por não posso ficar calado! Me entenda!

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 11:30:00 BRT
  5. Jander Freire said...

    Caro amigo Luiz Jairo, é lógico que é uma opinião. Porém, baseada em fatos verídicos, e não envolta em factóides ludibriantes. Longe de mim querer ser dono da verdade, como alguns intentam ser.

    Com relação à obra, convenhamos, que se um governo não tem capacidade sequer de gerir um projeto ele está fadado a ser chamado de bronco.

    Só que isso não lhe dá o direito de atribuir para si a paternidade da obra, como também colher os méritos. Por isso que eu digo que é uma farça.

    Quem quiser acreditar, que acredite...

    Com relação à Barragem, eu já disse, aqui mesmo, que ela só foi possível devido ao fato de não ter, na época, onde se gastar o dinheiro da venda da Cosern.

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 13:25:00 BRT
  6. Jander Freire said...

    Francisco, se é pra comparar, então, já que ela é governadora, podemos comparar com governos de outros estados...

    Ah! meu amigo, aí a "lapada" é grande!

    Só pra citar um exemplo disso, lembre-se de que a educação do RN é LANTERNINHA. Tem os piores índices de educação do país conforme pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

    Se quiser, a gente compara outros setores...

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 13:30:00 BRT
  7. Anônimo

    O debate aqui esta bom, parabéns

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 13:36:00 BRT
  8. Anônimo

    Jander vc deveria estudar mais pra deixar de conversar tanta merda, mais é isso mesmo merda! é só o que vc sabe fazer. vc vai ficar doido muito doido mesmo, quando ver dona wilma eleita senadora do rn.

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 18:29:00 BRT
  9. Francisco Gondim

    Mas a educação é lanterninha por causa dela e dos outros passados. Não se pode atribuir tudo a um só.
    Você lembra de Geraldo Melo? Pois é, ele foi uma peça chave nessa história. E Zé Agripino? E Garibaldi?

    Esse negócio de lanterninha foi explorado por Garibaldi na última eleição.

    Mas falar em escola ruim, você sabe por que o Calazans recebeu o Projeto Alvorada?

    Eu sei. Aquele projeto veio para aquelas escolas que apresentavam índices de aprendizagem abaixo do péssimo. Pois é, tudo isso no Governo de Garibaldi. Eu sei que o Calazans e uma escola de Governado Dix-Sept Rosado e outra de Serra do Mel (só sei dessas três em nossa região) receberam o benefício.

    Imagine se isso tivesse sido no governo de Vilma! O mundo teria caído por cima de todos, não era?

    Por isso que eu digo que estão fazendo uma dmonização dela e um endeusamento de seus concorrentes. Isso é o que eu fejo em nossa tribo.

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 18:37:00 BRT
  10. Jander Freire said...

    Caro "anoniminho", como diz um colega...

    Eu não vou ficar doido não se ela se eleger...afinal eu considero praticamente certa a sua eleição.

    Mas eu acho que tem gente que vai procurar gardenal nas farmácias...mas é se ela não se eleger...kkkkkkkkkkkkk

    quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 às 21:41:00 BRT
  11. ENTRETENDO & SINFORMANDO said...

    Êpa, Francisco, não fale mal de Garibaldi!

    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 às 12:03:00 BRT
  12. lavrador ilustre said...

    A conversa tá boa mais tirando as defesas e os ataques o jogo fica quase empate, fica perdendo por 1x0 o lado da governadora, e olha que esse placar por pouca coisa eles já conheceram há tempos atrás.

    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 às 13:21:00 BRT