Sobre a questão do voto nulo...é o meu protesto

Posted by : Jander Freire | 21 de janeiro de 2010 | Published in

Tenho recebido vários comentários no blog à respeito da questão do voto nulo, levantada diante das alternativas de protesto contra os políticos que participariam da Audiência.

Muitos concordaram, outros não! O mais importante é o debate de ideias.

Mas, especificamente, porque eu levanto essa questão do voto nulo?

Algumas pessoas dizem que quando um cidadão vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Eu discordo. Nesse caso, como você diz que tem candidato ruim, é porque existe algum bom! E se existe candidato bom, ele também poderia ser beneficiado. A recíproca é verdadeira.

Uns dizem que devemos votar em alguém "diferente". Ora, diferente como? Quem decide em quem você vai votar são eles mesmos, com os acordões e alianças.

Se eu escolhesse este ou aquele político, talvez elegesse um ovo sadio para colocar na cesta de ovos podres. E todos sabem o que acontece...O problema não é que alguns políticos são podres. O problema é que a maioria está com costumes apodrecidos. É a cesta de ovos.

Basta ver como votam e se protegem uns aos outros. Como conservam seus privilégios e suas impunidades até por crimes comuns. Por isso, voto nulo quero dizer com meu voto que sou contra a podridão e não contra este ou aquele político podre.

Outros dizem que "muita gente sofreu pra eu ter o direito de votar"...Ora mais, o direito continua o mesmo! O que muda é a sua escolha. Direito de votar não que dizer que você tem que votar em alguem não. Porque se sou contra a pena de morte, não tenho que eleger o carrasco!

Fazendo uma analogia simplista, seria inconcebível que se alguém fosse contra a pena de morte participasse da eleição do carrasco, não é mesmo? E já imaginou se o argumento fosse o de escolher um carrasco mais simpático...ou mais humano? É quase a mesma coisa. Se você é contra a corda que amarraram no seu pescoço, não se trata de escolher quem vai segura-la, mas encontrar uma forma de se livrar dela...e de todos os que querem atar cordas no seu pescoço e segura-la.

Cansei de votar em nulidades.  Os cidadãos revestidos com cargos públicos se nulificam, perante a força dos poder. Ficaram 50 anos enganando o povo com promessas dessa BR e nada aconteceu. Então, por que votar em nulidades? São os mesmos que fizeram promessas que vão concorrer nas próximas eleições! Quero protestar agora!

O Sistema Político que aí está é um perpetuador da corrupção, do nepotismo e da impunidade. Os partidos têm a reserva da representação e escolhem (e mal) as pessoas em quem você ou eu poderemos votar. E só podemos votar nos que eles já escolheram. Eleitos, quem os tira de lá? Só eles mesmos! Claro que a gente pode pressionar. Mas se eles não quiserem, nada feito. Lembra? A maioria absoluta dos brasileiros disse em praça pública que queria eleições diretas. Mas quem decidiu foram umas centenas de parlamentares. Corruptos, traficantes e até assassinos, réus confessos, se abrigam sob a impunidade parlamentar. É o Sistema Político que está podre, absorvendo e apodrecendo a Sociedade, servindo de modelo e apodrecendo tudo em que toca.

É a minha opinião!

(3) Comments

  1. Anônimo

    rapaz eu nao sou muito a favor desse negocio de voto nulo ou branco nao, mas infelizmente pelo que to vendo o jeito que tem é esse ano me aliar a vc jander. depois do que vi nessa audiencia, não tenho nenhuma esperança dessa cambada fazer alguma coisa pra nos ajudar, eles tem a certeza de que terão os mesmos votos de sempre, entao vai ser o jeito aderir mesmo. nulo ou branco nesses m...

    sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 às 11:29:00 BRT
  2. Anônimo

    No blog de Xavier
    Nesse momento estou utilizando mais café do que opinião.
    As opiniões estão aqui dentro, sem sair. O café, ao contrário, entra com a maior facilidade.

    domingo, 24 de janeiro de 2010 às 08:04:00 BRT
  3. Anônimo

    Tú lá sabe de nada..

    quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 às 14:29:00 BRT