Emendas: gastos com festas e shows quase empatam com gastos com a saúde no Brasil.

Posted by : Jander Freire | 4 de janeiro de 2010 | Published in

Deu no Estadão

Periférico na Esplanada dos Ministérios até o início do segundo governo do presidente Lula, o Turismo virou o centro das preocupações dos políticos e o eldorado das emendas individuais de deputados e senadores ao Orçamento Geral da União (OGU).

O motivo por trás da atração orçamentária é fácil de explicar: o ministério tem uma verba destinada a financiar eventos de promoção de turismo que sai sem licitação e em até dois meses depois de autorizado o pagamento da emenda do parlamentar.

O resultado é que neste ano eleitoral de 2010, quando um palco de show promocional pode servir de palanque aos candidatos, o Ministério da Saúde caiu para o 4º lugar no ranking das emendas, posição ocupada pelo Turismo quatro anos atrás.

Agora, com a pasta transformada em campeã das emendas individuais de deputados e senadores, os recursos para shows e festas populares multiplicaram por oito.

Os números chamaram a atenção da Controladoria-Geral da União (CGU), que decidiu intensificar a fiscalização ao contabilizar R$ 679,5 milhões para custear festas e shows em 2010, frente aos R$ 962 milhões destinados a Saúde. Com informações do blog de Robson Pires

NOTA DO BLOG: Pegando o gancho das discussões no blog do Professor Josiel, onde vários comentários foram postados, em relação a realização do carnaval deste ano. Eu, perticularmente, argumentei que se tratava de uma questão de prioridades: saúde, educação, segurança, agricultura etc., ficam sempre em segundo plano, sendo que são áreas muito mais importantes para o crescimento da cidade, sem falar na rapidez com que recursos para as festas são conseguidos. É a nossa opinião.

(3) Comments

  1. Unknown said...

    não se adimire se daqui a uns dias sair as noticias com a prefeitura dizendo q não tem como pagar o novo salario minimo

    segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 às 13:09:00 BRT
  2. Profº Francisco Gondim said...

    Você não está entendo. A população não reclama, se a educação estiver afundada. O povo não quer saber disso. O povo quer é festa, fusaca.

    Preste atenção nas notícias falando em educação. Existe algum comentário?

    Agora, observe as postagens falando de festa, futebol, etc. Tem comentários? São dezenas, muitas vezes.

    terça-feira, 5 de janeiro de 2010 às 11:15:00 BRT
  3. Anônimo

    E povo na "peia" e os governos querendo acalentá-los com "pão e circo" e o povo indo na onda.

    Agora vá pra frente Brasil desse jeito!!!!!!!

    quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 às 15:14:00 BRT