Eita Brasil véi! STJ suspende ações da Operação Satiagraha e livra Daniel Dantas de condenação

Posted by : Jander Freire | 23 de dezembro de 2009 | Published in

O ministro da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Arnaldo Esteves Lima, decidiu suspender todas as ações da Operação Satiagraha, investigação deflagrada pela Polícia Federal em 2008 para apurar crimes financeiros que seriam cometidos por uma quadrilha supostamente comandada pelo presidente do Banco Opportunity, Daniel Dantas. Com a medida, está suspensa até mesmo a ação penal que resultou na condenação de Dantas a dez anos de prisão por corrupção ativa e a multa de R$ 12 milhões que o banqueiro era obrigado a pagar, por ordem judicial, por "danos à sociedade", por ter tentado subornar policiais da PF.

Em telegrama encaminhado a 0h35m do último sábado para a presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) 3ª Região, desembargadora Marli Marques Ferreira, o ministro Esteves Lima bloqueia provisoriamente qualquer ato relativo à operação.

Se o STF confirmar liminar, processo será anulado em definitivo

A decisão do magistrado seria um passo anterior a uma anulação definitiva de todo o processo, caso seja encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o órgão ratifique a posição de Esteves Lima, que tomou a decisão com base em argumentos apresentados pelo advogado de Dantas, o criminalista Andrei Schmidt, no habeas-corpus 146796/SP. Nele, a defesa pede a anulação de todo o processo resultante da Operação Satiagraha.

"Proferi decisão deferindo a liminar para determinar o sobrestamento da apelação criminal, da ação penal e de outros procedimentos sujeitos ao provimento jurisdicional do referido magistrado até julgamento do mérito deste habeas corpus", diz o ministro.

Com a medida, o juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto De Sanctis, sofre um novo revés no processo. Depois de ter sido afastado do caso em que a justiça apura denúncias de um suposto esquema de evasão de divisas no contrato entre a empresa MSI e o Corinthians, Sanctis assiste agora a suspensão também dos processos em que Dantas foi denunciado pela Procuradoria da República pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro . Ele não quis comentar a decisão do STJ.

- Não fui avisado sobre essa decisão, por isso não tenho o que falar - disse De Sanctis ao GLOBO, por telefone, no início da noite desta segunda-feira.

Enquanto toda e qualquer ação da Satiagraha estiver suspensa, Sanctis não poderá determinar nenhum ato, nem mesmo autorizar buscas, interceptações telefônicas ou quebra de sigilos bancário, fiscal ou telefônico.

A decisão beneficia Dantas também porque o STJ decidiu suspender a cooperação internacional. A Justiça dos Estados Unidos havia bloqueado contas do empresário naquele país que somariam US$ 450 milhões. A Secretaria Nacional de Justiça foi quem pediu a ajuda americana para tentar repatriar esse dinheiro para o Brasil. A ordem do ministro Arnaldo Esteves Lima tem validade até o julgamento do mérito do Habeas Corpus impetrado pela defesa do banqueiro.
Do jornal O Globo Online

NOTA DO BLOG: Rapaz, um negócio desses deixa a gente cada vez mais convicto de que rico não vai para a cadeia. É incrível, o dinheiro passa por cima de tudo. Esse Daniel Dantas, desde que foi envolvido nas denúncias da Operação Satiagraha, em tentado desqualificar a operação da PF e o próprio inquérito policial. Infelizmente ele conseguiu.

Um pequeno aviso: Não estamos mais no tempo do obscurantismo. Portanto, decisão judicial pode sim ser comentada e criticada. Num Estado democrático, a decisão judicial tem de ser cumprida, mas não está imune à crítica.

comentários

  1. Profº Francisco Gondim said...

    É o Brasil. Um país cujas leis são feitas para amparar os ricos, mesmo que estes sejam ladrões.

    Eu só não queria que esse Daniel e sua quadrilha fossem presos. A prisão seria a pior saída para eles. Imagine, ele vai para a cadeia ser sustentado pelo dinheiro da nação, eunquanto o dele (que já foi nosso) ficaria sendo poupado.

    A solução seria tomar todos os seus bens e dinheiro.

    Depois disso, entregaria um pedaço de terra em um assentamento do INCRA, com aquelas ferramentas básicas. Isso seria o pior castigo para um marajar dessa espécie.

    quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 às 08:11:00 BRT