Upanema já precisa de um projeto de normatização das calçadas

Posted by : Jander Freire | 23 de dezembro de 2009 | Published in

Você já deve ter notado que dirigir nas ruas de Upanema é uma aventura perigosa. A atenção tem que ser redobrada. Motivo? O povo só anda no meio da rua! E não adianta buzinar.

Uma das razões que eu, particularmente, atribuo para esse "fenômeno" é a construção desordenada das calçadas. Rapaz, tem calçada aqui na cidade com 1 metro de altura. É verdade! Um verdadeiro muro!

Com isso, eu entendo perfeitamente porque as pessoas preferem se arriscar no meio da rua.

Calçada foi feita para o pedestre. Esses "muros" construídos em frente às residências estão totalmente fora da realidade, principalmente quando se fala em acessibilidade para portadores de deficiência e idosos.

O resultado é que o pedestre vai "competir" com os carros, buscando o espaço perdido. Claro que existe também a questão da cultura. Tem gente que anda no meio da rua porque quer mesmo. Pode ter um rua inteira com calçadas adequadas que ele anda no meio da rua. No meio mesmo!

E as segundas-feiras? Bom, isso é um capítulo à parte.

Então, eu acho que está na hora das autoridades constituídas tomarem alguma providência.

Pode-se criar uma normatização, através de lei, tanto para futuras construções, como para as edificações já existentes, com prazo para os proprietários se adequarem.

Promover Audiências Públicas para tratar do tema, chamando a população para uma sensibilização e conscientização sobre o trânsito.

Se continuar assim, a tendência é só piorar.

(5) Comments

  1. Anônimo

    é verdade

    quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 às 09:00:00 BRT
  2. Anônimo

    Jander seu blog apesar de ter pouco tempo já é um dos melhores de Upanema. Parabens por essa postagem, realmente as calçadas dificulta a vida das pessoas.

    quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 às 09:04:00 BRT
  3. Anônimo

    pense em um povo mal educado, o ciclista ou as pessoas motorizadas só faltam passar por cima e eles insistem no meio da rua. Precisamos educar nosso pequeno trânsito. Os motoritas dos carros tb são mal educados e pessoas que pilotam motos, esse trânsito de Upanema é um verdadeiro inferno.

    quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 às 12:28:00 BRT
  4. Anônimo

    a maior dificuldade que os motoristas, tanto de carro quanto de moto, é na rua josé fernandes da rocha quando termina o culto evangelico, simplismente eles não saem do meio da rua, precisando pararem os carros pa eles passarem. é um absurdo.

    terça-feira, 29 de dezembro de 2009 às 08:59:00 BRT
  5. Anônimo

    já sei q esse anônimo ñ conecem upanema,ele nunca andou na rua manoel bezerra(rua do cemitério)nessa rua os motoristas tem q fazer malabarismo pra andar.
    perigo!
    constantes.........
    aaff.

    quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 às 14:44:00 BRT