Gritos da rua ecoam no ar

Posted by : Jander Freire | 8 de dezembro de 2009 | Published in

Ao julgar há duas semanas um ajudante de pedreiro acusado de cometer furto, o juiz Narciso Alvarenga, da 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte, absolveu o réu alegando que se tratava de uma pessoa usuária e dependente de drogas. Disse que é obrigação do Estado dar atendimento adequado ao doente e que ele não poderia ser jogado em cadeias dominadas pelo crime organizado. Afirmou ainda que o Estado não pode ficar perdendo tempo com pessoas assim, que praticam pequenos delitos para sustentar o vício. Antes, prosseguiu o juiz, deve "apenar mais gravemente o traficante, o criminoso organizado". Para terminar, fez uma espécie de desabafo: "Enquanto isso, prefeitos desviam verbas, assessores criam ONGs que recebem vultosos recursos, ministros usam cartões corporativos com gastos pessoais, parentes são empregados e os cidadãos são chamados a pagar impostos cada vez mais extorsivos…".

A sentença do juiz é apenas mais um despacho rotineiro no fórum de BH e obviamente interessa apenas às partes envolvidas no processo. Mas ela chama a atenção por fazer esse paralelo com as mazelas que estamos vendo diariamente na política. Cidadãos do bem, cada qual a seu modo e com o seu poder de fogo, têm tentado soltar seu grito de descontentamento contra a corrupção e a impunidade. Foi assim com o juiz de BH. Foi assim quando 1,3 milhão de eleitores assinaram o projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de condenados. Está sendo assim com as iniciativas isoladas de pessoas que doam parte do seu tempo para vigiar o que andam fazendo com o nosso dinheiro prefeitos, vereadores, deputados e outros agentes públicos - como é o caso dos personagens da reportagem sobre o tema na edição de hoje do Estado de Minas.

Enquanto o cidadão grita de indignação e novos escândalos vão surgindo no país, o Congresso dá as costas para os projetos que tentam combater os maus políticos. São nada menos que 66 propostas paradas, sem data para chegar ao plenário. Muitos deputados e senadores estão preocupados agora em começar a deslanchar suas campanhas para se manter no cargo em 2010. Não é à toa que se empenharam à exaustão para aumentar as emendas individuais, de R$ 10 milhões para R$ 12,5 milhões - dinheiro com o qual eles podem garantir obras em suas bases. Mas, se quiserem mesmo prestar um serviço ao país e aparecer bem na fita para o eleitor, deveriam lutar para viabilizar a votação desses projetos.

Com informações do jornal Estado de Minas

comentários

  1. Anônimo

    Jandre sem deixar de falar nos ´Juízes,Desembargadores,Ministros do STJ e STF que quando se envolvem em crimes a única punição que eles recebem é a APOSENTADORIA COMPULSÓRIA.

    quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 às 08:41:00 BRT